Técnicas de pesquisa e de análise de dados

Grupos de discussão / Focus Groups

  • image

Os grupos de discussão são também denominados grupos de foco ou focus groups. 

Tem como objetivo promover a discussão de grupos tipicamente com oito a dez pessoas previamente selecionadas sobre um tema, que é mediado por um moderador qualificado. Tais grupos podem ocorrer presencialmente e/ou por meio de teleconferência.

Os grupos de discussão podem auxiliar a responder questões relacionadas ao desenvolvimento e teste de novos produtos, serviços e/ou conceitos, avaliação de campanhas, propagandas e embalagens, levantamento de atributos considerados pelos consumidores em seus processos de decisão de compra, elucidação dos motivos de rejeição de empresas, marcas e/ou produtos, dentre outras.

Por meio dos grupos de discussão é possível levantar opiniões, atitudes e comportamentos de pessoas que fazem parte de um determinado público-alvo antes do lançamento de produtos ou de campanhas, aumentando as chances de sucesso do empreendimento. Além disso, os grupos de discussão podem funcionar como um meio para a realização de brainstorming, gerando insights sobre um determinado tema, ideias criativas para a criação de produtos inovadores ou novas soluções para atender às demandas do mercado. Finalmente, os grupos de discussão podem contribuir para o levantamento de itens para constituir questionários de pesquisas quantitativas.

Assista abaixo um vídeo que apresenta um grupo de discussão sobre cursos de inglês, moderado pelo Prof. Gustavo Souki.