A PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR ACERCA DOS ATRIBUTOS DA CARNE SUÍNA: UM ESTUDO COM ALUNOS DE UMA IES1

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Resumo:
O estudo do comportamento dos consumidores de carne suína é fundamental para que os participantes da cadeia produtiva possam gerenciar melhor os seus planos de marketing. O objetivo por meio desse trabalho é o de identificar quais são os principais atributos que são valorizados pelos consumidores. A pesquisa foi dividida em duas etapas. Na primeira foram realizadas entrevistas em profundidade com consumidores, cujos resultados foram utilizados para a confecção do questionário. Depois foi realizado um pré-teste para possíveis correções e cálculo da amostra. Obteve-se 456 questionários válidos. Na análise de dados, por meio da análise fatorial foram identificados quatro fatores: “garantias e segurança”, “comodidade e versatilidade”, “aspectos nutricionais e de saúde” e “aspectos sensoriais”, formados pelos 27 aspectos da carne suína que os consumidores valorizam. Observou-se que os dez atributos considerados mais importantes estão contidos nos fatores “aspectos sensoriais” e “garantias e segurança”. Também foi calculada a confiabilidade interna das quatro subescalas formadas por cada fator e os resultados foram muito bons e adequados. Ainda na análise de dados, a análise de cluster indicou dois grupos, formados entre homens e mulheres sendo que as mulheres são mais exigentes em relação à qualidade do produto do que os homens.