Municípios

O Sebrae Minas tem como missão promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo, no afã de fortalecer a economia dos municípios mineiros.
Para apoiar suas ações, a instituição buscou a consultoria do Prof. Gustavo Souki para identificar as potencialidades para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas nos municípios de Curvelo e de Três Marias, em Minas Gerais.
A partir desta demanda, foi criada uma metodologia exclusiva para a Identificação das Potencialidades Municipais (IPM) para cada uma das atividades existentes nos diversos setores da economia (comércio, serviços, indústria e agronegócios).
Tal metodologia utiliza técnicas de geomarketing, técnicas de fotografia e filmagem, dados secundários, entrevistas qualitativas e quantitativas com stakeholders, publicações oficiais e extra oficiais, dentre outras fontes de informação.
Como resultado, os municípios que recorrem a metodologia IPM conseguem identificar as suas principais potencialidades e para cada uma delas, averiguar quais são os seus pontos fortes, pontos fracos, além das oportunidades e ameaças ambientais, por meio da Análise de SWOT.
Sabe-se que a etapa de diagnóstico é fundamental para a elaboração e a implementação do planejamento estratégico municipal, sendo condição sine qua non para alavancar o seu desenvolvimento. Neste sentido, a metodologia IPM fornece subsídios informacionais para as decisões dos gestores públicos e demais entidades representativas existentes nos municípios.
Para maiores informações a respeito da metodologia IPM, consulte a dissertação desenvolvida pela Analista Técnica de Inteligência Competitiva do Sebrae MG, MS. Bárbara Alves Araújo de Castro sob a orientação do Prof. Gustavo Quiroga Souki, no Programa de Mestrado Profissional em Administração do Centro Universitário Una.
Dissertação de Mestrado – Bárbara Alves Araújo de Castro
Além do IPM, a Souki – Pesquisa, Estratégia & Marketing desenvolve o planejamento estratégico de municípios, pesquisas para avaliação da percepção de qualidade e satisfação da população com os governos e pesquisas para o direcionamento de campanhas políticas.