Instituições Financeiras

A Souki – Pesquisa, Estratégia & Marketing desenvolve soluções que envolvem pesquisas e consultoria estratégica para instituições financeiras.
Para tanto, utiliza técnicas de geomarketing, técnicas de fotografia e filmagem, observação participante, dados secundários, entrevistas qualitativas com os diversos stakeholders, grupos de discussão, painel de especialistas, surveys, etc.
Dentre as perguntas típicas para instituições financeiras, pode-se destacar:
- Quais são as informações populacionais de interesse mercadológico para a abertura de uma nova agência da Instituição Financeira X?
- Qual é o perfil sócio demográfico, geográfico e comportamental dos clientes atuais e potenciais da Instituição Financeira X?
- Quais são as principais motivações para a utilização de serviços de instituições financeiras por parte dos clientes atuais e potenciais?
- Qual é a instituição financeira considerada como Top of mind no local X e quais são as instituições financeiras que compõem o conjunto evocado e o conjunto de consideração dos clientes potenciais?
- Qual é o nível de conhecimento que os clientes atuais e potenciais possuem acerca dos serviços oferecidos pela Instituição Financeira X?
- Quais são as fontes de informação utilizadas e os grupos que influenciam o processo de decisão por instituições financeiras?
- Quais são papéis de cada um dos indivíduos durante o processo de decisão de compra (iniciador, influenciador, decisor, comprador, consumidor)?
- Quais são os hábitos de mídia dos clientes potenciais e atuais da Instituição Financeira X?
- Qual é a imagem que os clientes atuais e potenciais possuem em relação às diversas instituições financeiras concorrentes em determinados mercados?
- Quais são os atributos considerados importantes pelos clientes potenciais para a escolha de instituições financeiras?
- Quais são as instituições financeiras se destacam em cada um dos atributos considerados pelos clientes potenciais?
- Qual é o Índice de Atratividade da Instituição Financeira X e das suas principais concorrentes?
- Qual é o Índice de Inércia da Instituição Financeira X e das suas principais concorrentes?
- Quais são as preferências dos clientes atuais e potenciais em relação às instituições financeiras concorrentes em determinados mercados?
- Qual é a qualidade percebida pelos clientes atuais em relação aos produtos, serviços oferecidos e canais de atendimento pela Instituição Financeira X?
- Quais são as atitudes e intenções comportamentais que os clientes atuais e potenciais apresentam em relação à Instituição Financeira X, com base nos seguintes construtos?
- Satisfação
- Valor percebido
- Confiança
- Orgulho
- Propensão à lealdade
- Comprometimento normativo
- Comprometimento afetivo
- Comprometimento instrumental
- Comprometimento comportamental
- Recomendação
- Arrependimento
- Quais são os impactos da qualidade percebida sobre as atitudes e intenções comportamentais dos clientes atuais da Instituição Financeira X?
- Quais seriam os motivos de rejeição da Instituição Financeira X por parte dos clientes potenciais?
- Quais são as estratégias que poderiam ser adotadas para reduzir possíveis rejeições?
Para maiores informações a respeito de soluções para instituições financeiras, consulte os seguintes trabalhos:
Capítulos em livros
Artigos científicos em revistas ou congressos