Setor Farmacêutico

A Souki – Pesquisa, Estratégia & Marketing desenvolve pesquisas para o setor farmacêutico, atuando desde a indústria até as farmácias.
Para tanto, utiliza técnicas de geomarketing, de fotografia e filmagem, observação participante, dados secundários, entrevistas qualitativas com os diversos stakeholders, grupos de discussão, painel de especialistas, comunidades online, publicações oficiais e extra oficiais, surveys, dentre outras fontes de informação.
A Souki – Pesquisa, Estratégia & Marketing oferece pesquisas para o setor farmacêutico que reduzem os riscos inerentes ao lançamento de novos produtos, além de avaliação de embalagens, de campanhas publicitárias e de satisfação de consumidores. Identifica ainda os pontos fortes e fracos das diversas marcas concorrentes em cada um dos atributos considerados pelos consumidores durante o seu processo de decisão de compra. Além disso, verifica quais são as intenções de compra dos consumidores em relação às marcas concorrentes e os valores máximos que eles estão dispostos a pagar pelos produtos – Willingness to Pay (WTP).
Especificamente no caso de farmácias, a Souki – Pesquisa, Estratégia & Marketing fornece soluções que permitem avaliar, sob a ótica dos consumidores, a qualidade do atendimento, a variedade, as marcas e a disponibilidade dos produtos oferecidos, a acessibilidade e a conveniência, o ambiente da loja, dentre outros atributos considerados pelos consumidores durante o processo de decisão de compra.
Dentre os objetivos típicos para o setor farmacêutico, pode-se destacar:
- Quais são as melhores opções de localização para abrir uma nova farmácia?
- Qual é a área de influência da minha farmácia?
- Descrever o perfil sócio demográfico, geográfico e comportamental dos clientes potenciais para o Produto X.
- Identificar os motivos que estimulam os clientes potenciais a comprarem o Produto X.
- Levantar as fontes de informação utilizadas pelos clientes potenciais para a sua decisão de compra do Produto X.
- Conhecer o papel de cada um dos integrantes dos grupos de influência no processo de escolha do Produto X (iniciador, influenciador, decisor, comprador, usuário final).
- Averiguar os hábitos consumo dos clientes potenciais do Produto X.
- Identificar os principais concorrentes que disputam o mercado com o Produto X.
- Avaliar a imagem e as associações mentais que os clientes potenciais possuem a respeito das principais marcas de produtos concorrentes do Produto X.
- Levantar o nível de importância dos atributos que os clientes potenciais consideram para a escolha de produtos da mesma categoria que o Produto X.
- Comparar quais são as melhores e piores marcas de produtos concorrentes do Produto X em cada um dos atributos considerados pelos clientes potenciais durante a sua decisão de compra.
- Avaliar, por meio de um teste de produto, as atitudes e intenções comportamentais dos clientes potenciais em relação ao Produto X, com ênfase para as seguintes dimensões:
- Qualidade percebida
- Confiança
- Valor percebido
- Predisposição à compra
- Intenção de compra
- Willingness to Pay (WTP) – valores máximos que os clientes potenciais estão dispostos a pagar pelo Produto X e pelos seus principais concorrentes.
- Como criar um programa de relacionamento com os clientes da minha farmácia?